segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Passamos a marca dos 1000 km...

Chegamos hoje a Chilecito, percorremos mais 4 dias desde Cafayate e chegamos a marca do 1141 km!!!!
Foram dias difíceis de muito calor, para se ter uma idéia hoje fez 44 graus de temperatura durante a tarde, as subidas também voltaram a aparecer de forma mais longas. Fizemos 130 km, 150km, 110km e hoje 120km, nesses ultimos 4 dias.
Estamos desgastados desses ultimos dias, mas temos um cronograma, que promete nos desgastar ainda mais, pretendemos percorrer mais 4 dias pela Ruta 40 e chegar a Mendoza na sexta feira dia 02, serao mais cerca de 600 km, vamos ver se conseguiremos!!!
Caminhao a Chilecito
A idéia serà sair muito cedo para poder fugir um pouco do calor jà que serao longas distancias, assim que possìvel mando noticias!!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Chegada a Cafayate...

Chegamos em Cafayate, ontem no final da tarde depois de encarar dois longos dias desde Cachi, atè entao percorremos cerca de 630 km desde La Quiaca e pelo nossos calculos ainda temos aproximadamente 1040 km pela frente. A boa notícia è que os longos trechos de rìpio terminaram e também a alta altitude ficou para trás, mas em compensaçao a idèia é de aumentar a nossa quilometragem diária para podermos cumprir a meta de chegar a Mendoza dentro do nosso prazo, que é dia 04 de novembro.
Ontem encontramos um ciclista frances no caminho entre a cidade de Angastaco e Cafayete, pedalamos por um bom tempo juntos e na chegada a cidade conseguimos nos instalar num camping, onde pra nossa surpresa já haviam chegado também no mesmo dia 3 ciclistas, um espanhol que esta vindo do Alaska e pretende ir até a Antartica e dois argentinos que estao indo pra Ushuaia.

Hoje ficamos parados para fazer uma limpeza e manutençao nas bikes, alem de descansar um pouco, para amanha seguirmos viagem rumo ao sul, queremos chegar a cidade de Belén em 2 dias, cerca de 260 km daqui de Cafayate, a principio só asfalto!!!!

Até o momento tenho um saldo de dois pneus furados e um pneus cortado, incrível parece que passaram uma faca no meu pneu novinho, mas o ripio é assim mesmo, nem tudo sobrevive a ele!!! A bike do Clunc está com o bagageiro dianteiro quebrado a pelo menos uns cinco dias, mas ele deu uma amarrada e por enquanto tá dando certo.

As temperaturas aqui estao ocilando bastante com dias de intenso calor, muito vento no periodo da tarde e frio a noite, o sol castiga e acabei com uma pequena queimadurade segundo grau, mas jà esta sendo tratada.
Nao tivemos quase problemas com a altitude, devido ao òtimo ciclo de aclimataçao que fizemos.O Clunc apenas apresentou um pequeno problema gastrointestinal a dois dias, mas tambèm já esta recuperado.

Em breve mando mais notícias!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Percorridos mais de 448 km...

Desculpem a falta de postagens, mas desde a nossa partida de La Quiaca, a dificuldade do percurso, as longas distâncias sem cidades e a falta de acesso a internet nos deixaram isolados.
Mas agora aqui em Cachi, 6 dias depois da nossa partida percorremos cerca de 448 km, de muito ripio, pedalando sempre acima dos 3400 m de altitude, passando por uma regiao desèrtica e por um imenso salar chamado de Salinas Grande.
Ficamos um dia em San Antonio de los Cobres, cidade mais alta da Argentina, com 3775m de altitude e acabamos desistindo da escalada do Cerro Negro, devido ao nosso grande desgaste fisico dos 3 primeiros dias. Fizemos entao um trekking de ascensao ao Cerro Terciopelo de 4000m de altitude e uma visao espetacular de seu cume para toda a regiao de San Antonio de los Cobres.
Ontem saimos de San Antonio de los Cobres com grande expectativa, pois teriamos um grande desafio pela frente!!! E foi sem duvidas nenhuma um enorme desafio fisico e psicologico, pois passamos pelo passo Abra del Acay a quase 5000m, depois de mais de 8h pedalando montanha acima a cerca de 4 a 5km/h. Foi incrivel superar mais de 1300 m de desnivel a essa altitude de bike!!!
Ao chegar ao topo (passo) a minha fisionomia e a do Clunc, era um misto de felicidade, cansaço e tambèm preucupaçao, pois teriamos que descer pelo outro lado o mais ràpido possivel, para nao ter problemas com a altitude e foi o que fizemos, literalmente despencamos por mais de 40 km, descendo de 5000m de altitude para 3000m em 3h de pedal montanha abaixo, chegando a povoado de La Poma.
Hoje fizemos o trecho de La Poma a Cachi, se muitas dificuldades e pretendemos em no màximo 2 dias chegar a Cafayate, daì mando notìcias.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Chegou a hora...

Amanha pela manha partiremos de La Quiaca rumo ao nosso primeiro dia de pedal pela tradicional Ruta 40, estamos na Argentina desde domingo e enfrentamos uma verdadeira maratona apenas para chegar a La Quiaca, nosso ponto de partida.

La Quiaca esta a 3450m de altitude e faz fronteira com Villazon cidade boliviana, a temperatura aqui hoje durante o dia estava por volta dos 25 graus, mas a noite caiu bastante, sairemos amanha,  rumo a Abra Pampa e se tudo correr bem iremos em direçao a Salinas Grandes, que fica exatamente entre Abra Pampa e San Antonio de los Cobres.

Tanto eu como Clunc estamos nos sentindo bem na altitude, acho que se deve a imensa quantidade de litros de chà de coca que estamos ingerindo.

Contamos com a torcida de todos!!!

sábado, 13 de outubro de 2012

Vai começar...


Chegou o momento!!!, Depois de exatos 11 meses desde o meu retorno da 1ª Expedição do projeto Travessia Ruta 40 de Bicicleta, estou indo novamente para Argentina, onde iniciarei mais uma jornada de 23 dias pela mítica  Ruta 40, desta vez acompanhado de Evandro Luis Clunc, que com certeza acrescentará  e muito com sua experiência nesta 2ª Expedição pela Ruta 40. Neste momento de muita expectativa eu gostaria de agradecer aos meus patrocinadores, PROMOTT Serviços Técnicos, OPTICA LUIS TESCHE Gravataí e PROXIMA Segurança Eletrônica, os meus apoiadores Fabex Bike, Betos Bike, Rodociclo Bike Shop, Faccin Bicicletas, Bike Point Canoas, Spot Global Star do Brasil, Sapesca Sul, Saikoski Out Sider, Vertex Out Sider, Bota naTrilha Chiruca e Arco e Flecha, e também a toda minha família e amigos pelo apoio, confiança e torcida para que tudo ocorra conforme o planejado.

As 14h de domingo estarei junto ao amigo Clunc embarcando rumo ao maior desafio da minha vida, onde com toda a certeza passaremos por muitas dificuldades, mas esta é a vida de um expedicionário encarar de frente as dificuldades do percurso e trazer pra casa muitas imagens e histórias para poder compartilhar com todos aqueles que gostam de uma boa aventura!

Dentro do possível estaremos atualizando o blog ruta40debicicleta.blogspot.com, com tudo que estará acontecendo nessa expedição.

Fica aqui um grande abraço a todos e acompanhem essa incrível jornada pelos Andes!!!

Jorge Kaiser

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Expectativa total

Expectativa total faltando 8 dias para o embarque rumo a Salta/ Argentina, esta última semana, pré expedição será dedicada a organização do equipamentos, roupas e tudo mais que precisaremos durante a expedição. Como serão mais de 20 dias de jornada pela Cordilheira dos Andes, nenhum equipamento pode ser esquecido e também não podemos levar coisas a mais, pois teremos que carregar tudo em nossas bikes.
Realmente a logistíca de uma expedição como essa é bem complexa, levaremos equipamentos de camping, pessoal, montanhismo e ciclismo, uma ferramenta que esquecermos de levar pode por risco a continuação da viagem, caso haja a quebra de uma das bicicleta, então tudo tem que passar por um check-list!!!
Acredito que em termos de preparação física tanto eu com o Clunc, já estamos prontos para o desafio, mas sei que a altitude que vamos enfrentar vai ser o maior desafio, então a preparação pscológica para encarar dias de desconforto será tão importante quanto o condicionamento físico.
O certo é que em poucos dias estaremos em dos lugares mais inóspitos da América do Sul vivendo cada momento a natureza exuberante do lugar, percorrendo km e km na magnífica e assutadora Ruta 40 e se tudo correr como planejado chegando ao alto de montanhas Andinas.