sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Um dia perfeito!!!


 As 13h de hoje eu e o Marcelo chegamos ao alto do Cerro Piltriquitron 2260 m, localizado próximo a cidade de El Bolson. Partimos muito cedo para a montanha para termos chance de alcançar o cume.
Conseguimos um transporte que nos deixou numa pequena plataforma a cerca de 900m de altitude, desde ali começamos a escalar a montanha. Iniciamos com uma temperatura de -9C e um céu completamente limpo e sem nada de vento.
Aos poucos fomos ganhando altitude e depois... de 1 30h já estavamos a 1450 m, onde fica o refúgio de montanha do Clube Andino Piltriquitron. Passamos rapidamente pelo refúgio, onde é necessário registrar a escalada. O responsável pelo refúgio nos disse que no dia anterior dois franceses haviam tentado fazer cume, mas nao obtiveram sucesso devido a grande quantidade de neve e que nessa temporada invernal ninguém havia chegado ao cume. Inclusive que ele mesmo havia tentado e nao tinha conseguido. Entao
eu e o Marcelo nos olhamos e dissemos, "vamos tentar". Saimos do refúgio e começamos a subir montanha acima. O Sol saiu e com isso sentimos uma sensação de calor no meio de uma imensidão de gelo e neve. Seguimos as pegadas deixadas pelos franceses e a neve cada vez mais fofa e dificil de progredir. Já estavamos avançando por horas lentamente, quando derrepente não existiam mais vestigios dos franceses e ai pensamos, os franceses vieram até aqui. Decidimos seguir a cada passo a inclinação aumentava e eu que estava guiando afundava cada vez mais na neve, fazendo com que cada passo fosse vencido com muito esforço. Horas subindo e a inclinação também. O trecho final era uma rampa muito inclinada com neve muito compactada, gelo! Foi tensa a escalada nesse trecho, mas passo a passo superei os últimos metros chegando ao cume suando de tensão, logo em seguida chegou o Marcelo seguindo cada passo que dei montanha acima. Fomos abençoados pir um dia espetacular de céu azul e nada de vento, algo rarissimo no inverno aqui pela Patagônia. Ao todo foram 10 h de jornada exaustiva, tensa e ao mesmo tempo fantastica!
Amanhã iremos descansar pela manhã e a tarde seguiremos viagem em direção ao Sul pela Ruta 40!
Nosso companheiro de expedição André tinha como objetivo chegar até aqui e amanhã volta ao Brasil. Ele cumpriu muito bem seu papel até aqui na expedição!!!
‪#‎confiatte‬ ‪#‎empal‬ ‪#‎nutrihoros‬ ‪#‎rma‬ ‪#‎promott‬ ‪#‎solo‬ ‪#‎aventurabikes‬ ‪#‎nutisports‬ ‪#‎spot‬ ‪#‎snccanoas‬ ‪#‎saikoski‬ ‪#‎sapesca

Tudo pronto para a escalada

Subindo em direção ao refúgio
Já a quase 1500 m de altitude

Chegando ao Refúgio Piltriquitron


O Sol ainda não tinha aparecido

Saindo do refúgio em direção ao cume

Parte superior da montanha tomada de neve

O Sol apareceu com força

Abrindo caminho montanha acima

Muita neve

Marcelo subindo um trecho bem inclinado com gelo

Nossa chegada no cume

Cume do Cerro Piltriquitron 2260 m

Descendo a montanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário